02 outubro 2015

10 Reis de Israel e Judá que fizeram o que era reto aos olhos de Deus




A Paz do Senhor a todos. Hoje vamos citar os 10 reis de Israel e Judá que fizeram o que era reto perante os olhos de Deus. Antes da divisão das tribos, Israel foi reinada por 3 reis, depois da divisão, Israel e Judá tiveram 40 reis. Destes 43, somente 10 tiveram um reinado que agradou a Deus. Mas mesmo entre estes 10, alguns não reinaram como realmente Deus queria. Confira:

1º Rei Davi (Rei de Israel, quando ainda unificado), reinou 40 anos

Davi sem dúvidas é o primeiro da nossa lista. O homem segundo coração de Deus (1º Samuel 13.14), que mais marcou a história de Israel. Foi ele o segundo rei, quando ainda o reino era unificado. O versículo de Atos 13:22 nos diz: “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. ”. A pesar dos erros, Davi exerceu um reinado reto aos olhos de Deus. Davi reinou 40 anos sobre Israel, reino unificado, (2° Samuel 5.4)

2º Rei Asa (Rei de Judá), reinou 41 anos

Asa deu início ao seu reinado mediante a idolatria; ele à aboliu e renovou o pacto com o Senhor (2° Crônicas 15.1-19); tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram (1° Reis 15.12), Destruiu o ídolo Asera que Maaca, sua mãe adorava (1° Reis 15.13) e fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi seu pai (1° Reis 15.11). Asa reinou 41 anos sobre Judá(2° Crônicas 16.13)

3º Josias (Rei de Judá), reinou 31 anos

Começou a reinar com 8 anos de idade (2° Crônicas 34.1 – 2° Reis 22.1), repara o templo do Senhor (2°Reis 22.1-7), ajuntou todo o povo e renovaram o pacto do Senhor (2° Reis 23.1-14) e fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda (2° Reis 22.2). Josias reinou 31 anos sobre Judá (2° Crônicas 34.1)

4º Ezequias (Rei de Judá), reinou 29 anos

“Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera;... ” (2° Reis 18.4), “...depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. ” (2° Reis 18.5) “E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. ” (2° Reis 18.3). Ezequias reinou 29 anos sobre Judá ( 2° Crônicas 29.1)

5º Josafá (Rei de Judá), reinou 25 anos

Josafá sem teve cuidado em instruir o povo de Deus (2° Crônicas 17.1-19), ”...buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel. ” (2° Crônicas 17.4), “...tirou os altos e os bosques de Judá. ” (2° Crônicas 17.6) “E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor. “ (2° Crônicas 20.32). Josafá reinou 25 anos sobre Judá  (2° Crônicas 20.31).

6º Uzias (Rei de Judá), reinou 52 anos

Uzias, ou Azarias, tinha dezesseis anos quando começou a reinar sobre Judá “e fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai. ” (2° Reis 15.3), porém “...os altos não foram tirados; porque o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos. ” (2° Reis 15.4). Por este motivo “...o Senhor feriu o rei, e ficou leproso até ao dia da sua morte; ” (2° Reis 15.5). Uzias reinou 52 anos sobre Judá (2° Reis 15.2)

7º  Joás (Rei de Judá), reinou 40 anos

“Tinha Joás sete anos de idade quando começou a reinar...” (2° Crônicas 24.1), mandou reparar o templo (2° Crônicas 24.4), “...fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor...” (2° Crônicas 24.2), mas teve envolvimento com a idolatria, e Joás sofreu o Juízo de Deus (2° Crônicas 24.17-27). Joás reinou 40 anos sobre Judá (2° Crônicas 24.1)

8º Jotão (Rei de Judá), reinou 16 anos

Jotão “...fez o que era reto aos olhos do Senhor; fez conforme tudo quanto fizera seu pai Uzias. “ (2° Reis 15.34) e “Assim se fortificou Jotão, porque dirigiu os seus caminhos na presença do Senhor seu Deus. “ (2° Crônicas 27.6), porém “Tão-somente os altos não foram tirados; porque o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos. ...” (2° Reis 15.35). Jotão reinou 16 anos sobre Judá (2° Reis 15.33).

9º Amazias (Rei de Judá), reinou 29 anos

Amazias “... fez o que era reto aos olhos do Senhor...” (2° Crônicas 25.2 a), “...porém não com inteireza de coração. ” (2° Crônicas 25.2 b), “Então a ira do Senhor se acendeu contra Amazias...” (2° Crônicas 25.15). Amazias reinou 29 anos sobre Judá (2° Crônicas 25.1)

10° Salomão (Rei de Israel, quando ainda unificado), reinou 40 anos

Salomão foi escolhido por Deus para ser sucessor de Davi seu pai sobre o reinado de Israel (1° Crônicas 22. 9-10), “...em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. “ (1° Reis 3.5) e Salomão pediu um “...coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal;” (1° Reis 3.9) “e era ele ainda mais sábio do que todos os homens...” (1° Reis 4.31). Foi Salomão quem edificou um Templo ao Senhor (1° Reis 6.2)
Porém Salomão começou a se envolver com culturas fora de Israel, casou-se com a filha pagã do Faraó do Egito (1° Reis 3.1), “...amou muitas mulheres estrangeiras...” (1° Reis 11.1), “E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. ” (1° Reis 11:3). “Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. “ (1 Reis 11.11)
Salomão reinou 40 anos sobre Israel, reino unificado (1° Reis 11.42)


Esse foi mais um Top 10 Bíblico. Deixem seu comentário aí no post, curta nossa página no facebook e siga nosso blog. Fiquem na Paz do Senhor!

Por Paulo Henrique


Referência

- Bíblia Sagrada

- SEMINÁRIO TEOLÓGICO ESCOLA DE PASTORES – Disponível em: <http://www.betania.org.br/wp-content/uploads/2012/11/Biografia_de_40_reis.pdf> Acessado dia 03 de Setembro de 2015.

8 comentários:

Unknown disse...

Muito bom. Deus lhe abençoe

Unknown disse...

Pergunta: o texto cita os 10 melhores Reis que fizeram o que era reto aos olhos do Senhor. Mas o próprio texto mostra alguns erros deles. E como então os podemos considerar como bons Reis ( governantes?? ) me tirem está dúvida por favor! ( Sônia Paixão )

Anônimo disse...

@Unknowm, a própria introdução alerta: "Mas mesmo entre estes 10, alguns não reinaram como realmente Deus queria", acredito, então, que o sentido de "Bom" aqui significa que seu reinado ajudou a Israel a prosperar e se reaproximar de Deus, ainda que tenham cometido erros relacionados a própria fé. É o que eu acho...

Anônimo disse...

Bom se eles n tivessem pecados a bíblia estava errada,mais não justifica que devemos viver o mesmo.

Andreia Ap Marques Gratao disse...

Excelente explicação amei,estamos falando sobre isso na Cefea Cachoerinha com o presbítero Márcio.Deus abençoe a todos

Anônimo disse...

Muitas pessoas tem essa ideia que Davi foi o melhor rei, porém a Bíblia é bem clara em 2 REIS 23.25 que não houve nenhum rei semelhante à ele e nem haveria após ele.

Dr. José Pedreira disse...

Asa, Josias e Ezequiel,no final, pisaram na bola, porém, não foram citados, respectivamente, em seus erros.

Garrido disse...

A ideia de que "bons reis da Bíblia" cometeram erros pode parecer contraditória, mas a Bíblia apresenta os personagens bíblicos como seres humanos complexos, com qualidades e falhas.
Mesmo os reis considerados justos e piedosos eram humanos e, como tal, sujeitos a falhas e erros. A Bíblia não os idealiza, mas mostra suas histórias com honestidade.
As narrativas bíblicas mostram um processo de crescimento espiritual. Os reis, assim como qualquer pessoa, aprendiam com seus erros e se aproximavam mais de Deus ao longo de suas vidas.
Através das histórias desses reis, podemos aprender sobre nossas próprias fraquezas e a importância de buscar perdão e correção.