11 setembro 2015

10 Mulheres Estéreis citadas na Bíblia



A Paz do Senhor a todos! No Top 10 Bíblico dessa semana, estarei mencionando as mulheres estéreis que a Bíblia nos cita. As indicações são baseadas na ordem cronológica bíblica em que elas são citadas, ou seja, o primeiro lugar será para a primeira mulher citada na Bíblia até o oitavo lugar que será da ultima mulher citada na Bíblia.

1° Sara (Gênesis 16.1)

Quando ainda se chamava “Sarai”, a esposa de Abrão (que posteriormente se chamou Abraão) não podia ter filho (s), mas eles estavam debaixo da promessa de Deus que havia prometeu a Abraão um filho. Esta promessa se cumpriu, como nos relata Gênesis 21.1 e 2, quando Deus visitou a Sara e esta concebeu a Isaque.

2° Mulher de Abimeleque (Gênesis 20.18)

Abraão e Sara, sua mulher, peregrinaram na terra de Gerar, cujo rei era Abimeleque. Abraão decidiu omitir o casamento com Sara, dizendo somente que eles eram irmãos (O que de fato era verdade). Abimeleque tomou Sara para si e por este motivo Deus fechou a madre de sua mulher, cujo a Bíblia não cita o nome; mas antes que ele tocasse em Sara (deita-se com ela), Deus apareceu ao rei em sonho para avisá-lo que o mataria, mas O próprio Deus teve misericórdia dele, pela sua sinceridade. Depois de Abraão e Abimeleque discutirem e se acertarem, Abraão orou “e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos. Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.” (Gênesis 20.17 e 18)

3° Servas de Abimeleque (Gênesis 20.18)

(Neste caso, não é uma única só mulher, mas como a Bíblia cita essas mulheres em conjunto, mencionarei em uma única indicação, como se fossem uma só).
A história aqui é a mesma relatada anteriormente. Assim como a mulher de Abimileque foi impedida de ter filhos pelo fato citado, as servas da casa do rei também foram acometidas do mesmo problema, ou seja, também tiveram suas madres fechas. Após a oração de Abraão, Deus as sarou, abrindo suas madres e as mesmas tiveram filhos (Gênesis 20.17 e 18).

4° Rebeca (Gênesis 25.21)

Isaque, filho do patriarca Abraão, e sua esposa Rebeca também depararam com a mesma situação que Abraão e Sara enfrentaram. Rebeca sua mulher era estéril, mas Isaque orou insistentemente a Deus, que ouviu sua oração e Rebeca concebeu a Esaú e Jacó (Gênesis 25.21).

5° Raquel (Gênesis 30.1)

Jacó, Filho de Isaque e Neto de Abraão, e sua esposa Raquel foram mais um casal seguido na linhagem que passaram pelo mesmo problema. Raquel era estéril e tinha inveja de sua irmã Lia por ela ter tantos filhos e ela nenhum, a dor era tanta a ponto dela dizer a Jacó: “Dá-me filhos se não morro” (Gênesis 30.1). Jacó já inteirava onze filhos (10 homens e 1 mulher), quando Deus se lembrou de Raquel, abrindo sua Madre (Gênesis 30.22). Raquel teve dois filhos: José e Benjamin.

6° Mãe de Sansão (Juízes 13.2)

A mãe de Sansão, cujo nome a Bíblia não relata, também era estéril. As Sagradas Escrituras nos contam que o anjo do Senhor apareceu a ela e disse-lhe: “Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.” (Juízes 13.3). Ela concebeu a Sansão.

7° Ana (1º Samuel 1.2)

Elcana tinha por esposas Penina e Ana. Penina tinha filhos, porém Ana não podia ter filhos, pois era estéril. Ana fez um voto a Deus que dizia o seguinte “Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” (1 Samuel 1.11). Perseverando em oração (v.12), Deus à atendeu e Ana concebeu a Samuel.

8° Mical (2º Samuel 6. 18-23)

Diferentemente dos casos anteriores em que se encontram mulheres estéreis que foram curadas por Deus, neste caso, encontramos uma mulher por nome Mical que não era estéril, mas se tornou estéril. Isso porque Mical, esposa de Davi, o desonra, como relata os versículos citados de 2 Samuel 6. 18-22. “E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte. “ (2 Samuel 6.23)

9° Sunamita (2º Reis 4. 14)

Esta Sunamita, cujo nome a Bíblia também não cita, não tinha filhos. A bíblia não deixa claro se ela era estéril, somente nos diz que “ela não tem filho, e seu marido é velho. ” (2 Reis 4.14), mas achei por bem coloca-la na lista pelo fato de que ela não tinha filhos. Eliseu a chama e diz a ela: “A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. ” (2 Reis 4.16) e assim sucedeu. Ela concebeu a um filho “no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera. “ (2 Reis 4.17)

10° Isabel (Lucas 1.7)

Isabel também era estéril e tanto ela, quanto seu marido Zacarias, já eram avançados em idade. Ambos eram justos perante Deus (Lucas 1.6). o Anjo do Senhor apareceu a Zacarias e disse-lhe: “Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João... “ (Lucas 1.13). Isabel concebeu a João Batista.


Por Paulo Henrique S. G.

Este foi mais uma top 10 Bíblico, que tem como propósito o conhecimento da Palavra de Deus de uma forma dinâmica. Que Deus abençoe a todos vocês, curtam, compartilhem e deixe seu comentário aí no post. Fiquem na Paz do Senhor!

Referências

- Bíblia Sagrada

5 comentários: