10 novembro 2015

Como lidar com a IRA


Leitura bíblica


Provérbios 14:29
“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.”
Efésios 4:26-27
“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao Diabo.




Imagine três grandes vulcões. O primeiro está extinto. Onde antes havia magma e rocha derretida vemos hoje pasto e árvores, e os animais crescem e se multiplicam nas encostas serenas.

O segundo está dormente. Como o primeiro, a vida vegetal e animal é exuberante na superfície, sob a qual, entretanto, o magma não resfriou e solidificou. A paz aparente será interrompida pela força e poder encerrados na montanha, pela nova erupção que derramará rochas e cinzas e consumirá tudo que é vivo ao redor.

No terceiro vulcão não há flora nem fauna. Em plena atividade, lança constantemente para o exterior gases sulfúricos e lava que destrói tudo que toca.

Assim é a ira. A irritação ferve dentro da pessoa até ser liberada, causando dor e sofrimento. Às vezes, como um vulcão ativo, deixamos transparecer nossos sentimentos de decepção, irritação ou incompreensão. E, quando despejamos palavras aquecidas pela ira, ferimos os demais.

Em outras ocasiões, guardamos a raiva, hesitantes de nos comunicarmos com franqueza a respeito das coisas que nos incomodam e irritam. Aos poucos, sentimentos maus se acumulam, como o magna, cuja pressão aumenta nas entranhas da montanha, até que um dia de fúria se manifesta cuspindo palavras cruéis e descontroladas, em ações que em nada se assemelham ao amor.

Um versículo em Provérbios diz: “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade fortificada, e as contendas são como os ferrolhos de um castelo.” No fim, nossa ira ergue barreiras que nos separam daqueles que amamos e somos os mais prejudicados de todos.

A boa nova é que a ira pode ser desfeita quando deixamos o Espírito de Deus operar em nós, ajudar-nos a ver as coisas pela Sua perspectiva e resfriar o espírito de ira que, como a lava de um vulcão, ferve em nós.

Na próxima vez em que sentir a ira crescer em você, não a contenha nem exploda. Respire profundamente e não fale dos seus ressentimentos sem antes orar e pedir a Deus para trazer paz ao seu espírito. É possível que você tenha de, em algum momento, conversar com a pessoa que o prejudicou, mas espere até você ter se acalmado, para que possa escolher suas palavras com cuidado. Trate os outros como gostaria que você fosse tratado, e será muito mais feliz.

Pensem nisso e tenham um ótimo dia!



Marcos Ledesma

0 comentários: