14 novembro 2015

#Como Planejar as Férias?



Quem nunca entrou no ônibus/Avião para viajar e lembrou-se que não trouxe aquele algo tão importante para a viagem e que já era tarde de mais para ir buscar? Ou passou a semana inteira pré-férias tranquilo e só deixou para se preparar pra viajem no último dia, tendo que ir ao banco sacar o dinheiro, comprar umas roupas para o frio ou para o calor, além de um monte de outras coisas que boa parte delas seriam quase impossíveis de fazê-las a tempo? E aquele que ficou 30 dias de férias, não viajou e nem soube aproveitar as férias? O fator que leva a tudo isto, é a falta de planejamento.
Com as férias se aproximando, nada melhor que algumas dicas para te ajudar a planejá-las. Posso afirmar que se você seguir estas dicas, suas férias serão bem tranquilas e você poderá aproveitá-las ao máximo. Vou dividir este planejamento em dois: 1º Como planejar a viagem? E 2º Como planejar as férias em casa? Confira:


Como planejar a viagem?


#1 Onde passar as férias?

O local vai depender do seu gosto, mas o que desejo ressaltar, são as atrações do lugar e os preços do que você necessitará gastar por lá. Quanto as atrações, me refiro aos locais que você irá frequentar durante os dias de viagem; é claro que se, por exemplo, você vai passar as férias na praia, a sua intenção é ir à praia, obviamente, mas supondo que você fique por lá cerca de 15 dias, não seria entediante fazer as mesmas coisas os 15 dias, ou seja, ir à praia, ir à praia e ir à praia? Portanto, procure pela internet se no local onde pretende ir, existe outras atrações como um Museu, Zoológico, Parque de diversões, etc., para que sua viagem seja bem dinâmica e divertida. Quanto aos gastos, nem sempre aquele hotel que oferece café da manhã e outras mordomias é o que será melhor pra o seu bolso. Vale a pena pesquisar pousadas e hotéis menos luxuosos, que podem dar um ótimo conforto a você e sua família sem pesar no seu bolso. Compre o que realmente é necessário. É normal em lugares turísticos tudo ser caro, por isso, tudo aquilo que você puder comprar antes (utensílios, roupas pra viagem, etc.), não deixe pra comprar durante a viagem, pois os gastos podem descontrolar o seu orçamento.

#2 Quanto devo gastar?

Não é porque será um momento único pra você e sua família ou amigos, que você tem que gastar todo dinheiro que levou e não levou (cartões de crédito) pra viagem, muito pelo contrário, é importantíssimo voltar com dinheiro no bolso, ainda mais com toda essa crise. Existem pessoas que se tomarem um sorvete de casquinha na viagem, querem comprar uma lembrancinha que relembre aquele momento ou se virem uma certa roupa que gostaram em uma loja, durante a viagem, comprarão, mesmo sabendo que na loja próxima a sua casa tem uma peça idêntica e bem mais barata, mas por não ser aquela que um dia poderá dizer: “comprei em tal lugar, quando viajei pra lá no ano de 2015”, então não serve. Não é bem assim que deve proceder. Para as lembranças, uma boa câmera registrará tudo com perfeição, um objeto (lembrancinha) ou outro com o nome da cidade é bem conveniente, mas sem exageros e para as roupas, compre com moderação.

#3 Não quero esquecer de levar nada do que preciso, o que devo fazer?

Para não esquecer de nada, é importante fazer uma lista com tudo que pretende levar. Não adianta achar que só de cabeça, você vai lembrar de tudo que precisa, pois ninguém tem “memória de elefante”. Esta lista deve ser feita ao menos uma semana antes de viajar, pois pode ocorrer de você esquecer de colocar algo e portanto, pode-se lembrar durante a semana. No dia de fazer as malas, na medida que ir colocando o que estiver na lista, vai riscando o mesmo, para saber o que já colocou e não colocou, até finalizar a lista. É importante ter uma cópia desta lista, para quando fizer as malas para voltar, fazer o mesmo processo e não esquecer de nada. Provavelmente, a quantidade de bagagem que levou será um pouco maior na volta, caso compre algo durante a viagem, por isso, atualize a lista, acrescentando os novos objetos para evitar esquece-los também.


Como planejar as férias em casa?


#1 Não irei viajar, como posso aproveitar minhas férias em casa?

Você planejou o ano todo para viajar, mas no fim, um imprevisto aconteceu e portanto, teve que cancelar a viagem, agora serão 30 dias dormindo e acordando tarde, assistindo “A lagoa azul” e séries na internet até se entediar. Isso só vai ocorrer se você quiser. Mesmo em casa, com a família ou com os amigos, é possível ter férias muito divertidas. Com certeza existe um shopping na sua cidade, ou na cidade vizinha; uma quadra poliesportiva próxima a sua casa e um evento no fim de semana, ou seja, existem muitas atrações bem perto de você.
Já que não teve gastos com viagem, sobrou aquele dinheiro na poupança; utilize-o (sem exagerar, é claro), compre alguns jogos como banco imobiliário, dominó, xadrez e outros para divertir com os filhos e amigos, procure na internet e descubra quais filmes estão em cartaz e vá ao cinema aproveitar; boliche, paintball e cart são bem divertidos para uma brincadeira entre família e amigos. Sorveteria, pizzaria, churrascaria e muitos outros, completam as noites do fim de semana.
Viajar não é a única maneira de aproveitar as férias, só basta ter criatividade e bom ânimo.


Por Paulo Henrique

0 comentários: