07 dezembro 2015

Natureza divina



Leitura bíblica

2 Pedro 1:4

“Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.”

Deus nos tem dado “grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas [nos tornemos] participantes da natureza divina”.1 O que é a “natureza divina”? — É o que Deus é, como Ele pensa e como age. E com essas promessas que Ele nos dá na Sua Palavra, podemos ser como Ele. Podemos partilhar dessas mesmas atitudes, desses mesmos sentimentos, dessas mesmas maneiras de encarar as coisas, se acreditarmos e colocarmos em prática as promessas que estão bem aqui na Palavra.

Podemos transcender os limites das atitudes terrenas que nos sobrecarregam, nos deixam angustiados, inquietos, preocupados e temerosos. Podemos não só ter conhecimento do fato de que “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”2, mas também acreditar e vivenciar isso.

Podemos nos livrar de todas essas atitudes e hábitos mentais, os quais são terrenos e não celestiais. Jesus disse aos Seus seguidores: “Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado.”3 Podemos ser transformados em “novas criaturas em Cristo Jesus” 4, e pelo Seu poder superar atitudes e hábitos errados.

Quanto maior for nosso contato com a Palavra e quanto mais acreditarmos nela e a praticarmos, mais sintonizados estaremos com o domínio celestial. Quanto mais “pensarmos nas coisas que são de cima, não nas que são da Terra”5, mais fácil será vivermos neste mundo sem nos deixar ser controlados ou moldados por ele.6

* * *

Como evitar o esgotamento

Quando uma vela está acesa, o que queima, na verdade, não é o pavio, mas a parafina. No lampião a óleo, o princípio é o mesmo: o combustível deve queimar, não o pavio. Se este não estiver embebido no óleo, será destruído. A maior parte do pavio tem de estar profundamente imersa no óleo, enquanto apenas uma das pontas fica exposta à chama.

Às vezes, trabalhamos demais e tentamos fazer tudo nós mesmos, quando deveríamos deixar Jesus operar por nosso intermédio. Se formos nós que queimarmos, vamos nos consumir bem rápido, mas se deixarmos que o Senhor queime, que o Espírito Santo flua por nós e que seja Ele a queimar, vamos durar muito tempo.

“Não sou eu que queimo, mas sim Cristo que queima em mim.” (Gálatas 2:20, parafraseado)

Pensem nisso e tenham uma ótima tarde!




Marcos Ledesma

0 comentários: