08 dezembro 2015

Por que perdoar?



Leitura Bíblica

Lucas 6:37

 “Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados.”
Pergunta: Por que eu deveria perdoar aqueles que me magoaram? Isso não os eximiria da culpa? Por que deixá-los passar impunes tão facilmente?

Resposta: Por mais difícil que perdoar possa parecer, sua situação não melhorará até você dar esse passo tão importante.

Para começar, é preciso entender que o perdão não é concedido inteiramente nem principalmente para o bem da pessoa que errou. Você deve perdoar para o seu próprio benefício emocional e espiritual. É uma parte necessária do seu processo de cura. Estas são as razões para isso:

A primeira é que você evitará o efeito envenenador ao qual invariavelmente estão sujeitos os que não perdoam. Quem se recusa a abrir mão das mágoas sofridas torna a própria mente e espírito terrenos férteis para todo tipo de atitudes negativas e destrutivas, tais como o ódio, o rancor, a ira e o desejo por vingança. É impossível ser feliz nessa condição mental. O perdão é o antídoto, um agente de mudança positiva capaz de, ao longo do tempo, reverter o mal.

A segunda é que mesmo quando esses sentimentos pareçam justificados pelas circunstâncias, reagir com base neles ou simplesmente retê-los o tornará culpado juntamente com aqueles que o prejudicaram. O segundo erro (o seu) não corrige o primeiro.

A terceira foi explicada por Jesus quando ensinou a oração conhecida como Pai Nosso: devemos buscar e conceder perdão. “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. … Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Porém se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial não perdoará as vossas.”

O perdão não muda o passado, mas contribui para a construção de um futuro melhor.

Pensem nisso e tenham um ótimo dia!




Marcos Ledesma

0 comentários: