01 janeiro 2016

O Mistério Da Figueira



A paz seja com todos os jovens! 

O figo é um fruto do qual falam os textos bíblicos e que ainda é bem conhecido hoje, seja in natura — tenro e suculento —, seja desidratado — doce e firme. As figueiras são comuns nas paisagens das narrativas da Bíblia e muitas vezes simbolizaram segurança e prosperidade.

Certa vez, Jesus deixava uma aldeia chamada Betânia e notou uma árvore dessa espécie. Com fome, revirou suas folhas em busca de frutos, mas por não haver nenhum, amaldiçoou a árvore: “Nunca mais nasça fruto de ti” E a figueira secou imediatamente.

Parece um castigo muito áspero e bem diferente do tratamento que recebeu outra figueira na parábola que Ele contou, em que a árvore teve um prazo de quatro anos para recuperar a produtividade. Não conhecemos todas as razões que levaram Jesus a deferir aquela sentença sumária, assim como as pessoas da época não entendiam por que 18 homens foram mortos pela queda de uma torre, uma aparente fatalidade.

As perdas podem ser difíceis e tentamos entender por que perdemos um familiar, a saúde, um emprego ou um relacionamento chega ao fim. Mas “entender” nem sempre é parte do plano de Deus, pois nem sempre nos permite saber no que Ele está pensando. Para essas ocasiões, a Bíblia nos ensina que devemos ter fé: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”

Deus nem sempre dá as explicações que queremos, mas promete nos dar a Si próprio. “Não temas, pois estou contigo” — Ele nos diz. “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; Ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!”

O que quero

Antes, era a bênção,
Agora, é o Senhor;
Antes, era o sentimento,
Agora, é a Palavra;
Antes, buscava Suas dádivas,
Agora, é Ele que quero;
Antes, queria a cura,
Agora, somente Ele;

Antes, muito me esforçava,
Agora, vivo a confiar;
Antes, tinha meia salvação,
Agora, a plenitude da vida;
Antes, procurava me agarrar,
Agora, Ele me tem nas mãos;
Antes, vivia à deriva,
Agora, Ele é meu porto firme;
—A. B. Simpson (1843–1919)


Mateus 21:18-20 (NVI-PT) De manhã cedo, quando voltava para a cidade, Jesus teve fome. Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: “Nunca mais dê frutos!” Imediatamente a árvore secou. Ao verem isso, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: “Como a figueira secou tão depressa?”

Lucas 13:6-9 (NVI-PT) Então contou esta parábola: “Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?’ “Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’”.

Provérbios 3:5 (NVI-PT) Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;

Tenham um ótimo dia na paz do senhor!





Marcos Ledesma

0 comentários: