01 janeiro 2016

Suportando Dificuldades



Os cristãos não estão imunes às dificuldades da vida, mesmo que alguns achem que deveriam. A expectativa de que a fé nos protegerá de todos os problemas, lutas e sofrimentos pode, diante de intempéries, produzir um “complexo de mártir”, a ponto de acharmos não haver situação pior que a nossa.

Quem pensa assim deve dar uma olhada nas situações com as quais os outros — crentes e não crentes — têm de lidar no dia a dia. É possível que alguns pareçam estar materialmente melhores, mas há muitos que não conseguem sequer atender às necessidades básicas à sobrevivência.

Apesar de os cristãos enfrentarem dificuldades físicas semelhantes às dos outros e terem muitos problemas, podem, de um modo geral, pelo menos entender pela palavra de Deus que existe uma boa razão para o que está acontecendo, um propósito divino, que sua provação é parte da operação nos bastidores da vida. Mesmo quando não vemos nenhum benefício imediato que possa advir de nossas dificuldades, elas têm o potencial de nos ensinar lições e nos tornar mais fortes. E isso basta para fazer com que seja mais fácil suportá-las.
Algumas pessoas lidam por anos com aflições, com um patrão difícil, ou com um trabalho que odeiam. Outros — cristãos e não cristãos — são ridicularizados, criticados, rejeitados ou até abertamente perseguidos por suas convicções. Nossa fé em Cristo muitas vezes nos permite entender como até mesmo nossas dificuldades servem para nos ajudar. Os que não creem não contam com um Salvador que os auxilie na compreensão do motivo de suas aflições. As dificuldades existem, mas nossas vidas provavelmente parecem comparativamente fáceis para tantos que não dispõem do senso de propósito que nossa fé nos dá.

Podemos aprender e crescer a partir de nossos problemas. Nossas lutas nos ensinam a ter paciência, a persistir, a nos apegarmos às promessas de Deus e suportar sofrimentos como bons soldados de Cristo Jesus — não só por um dia, uma semana ou um mês, mas, se preciso, por muitos meses ou até anos.

A Bíblia ensina que Deus abençoa os que pacientemente suportam os testes. “Vocês precisam ter paciência [ao passar por problemas] para poder fazer a vontade de Deus.”

Paulo chegou a declarar: “Gloriamo-nos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.”

Às vezes, passamos por períodos prolongados durante os quais não devemos de forma alguma nos orientar por nossos sentimentos ou pelas circunstâncias. É nessas horas que é importante nos agarrarmos aos fatos claramente estabelecidos na palavra de Deus, dentre eles, o Seu amor. Ele nos ama e se importa conosco, independentemente de como nos sintamos. Mesmo quando tudo parece se voltar contra nós ou dar errado, podemos confiar que o bem triunfará no fim e Jesus sempre estará conosco.

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. — 1 Coríntios 13

2 Timóteo 2:3 (NVI-PT) Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.

Tiago 1:12 (NVI-PT) Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.

Hebreus 10:36 (NVI-PT) Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Tenham uma ótima semana na paz de Cristo!





Marcos Ledesma

0 comentários: