01 janeiro 2016

O Sal Da Terra




“Vós sois o sal da terra.”— Mateus 5:13 

Por sermos cristãos, procuramos ser agentes de mudanças na vida das pessoas e, de forma mais ampla, na sociedade. Isso pode significar que vamos criar dificuldades e nadar contra a corrente. Nem sempre o que os cristãos fazem e valorizam estará em harmonia com o status quo.

Há mais de uma década, exortando universitários sobre a necessidade de superar a tentação da mediocridade e conformidade, o Papa João Paulo II disse: “Ao seguir Cristo, o Rei crucificado, os crentes aprendem que reinar é servir, buscar o bem dos outros e descobrem que o verdadeiro significado do amor é expresso no sincero dom de si.” Viver nesse espírito torna o cristão no “sal da terra”.

Os que seguem Jesus são chamados para dar sabor às coisas com o tempero da fé que levamos aos outros. Em Colossenses, Paulo disse: “Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não creem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles. Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa!”

O conselho apresenta um equilíbrio entre a necessidade de aproveitarmos as oportunidades para dividir com os outros a mensagem da nossa fé, mas também de sermos agradáveis e interessantes na maneira como falamos e no conteúdo de nossa conversa, temperando nossa fala com o sal da fé e do exemplo cristão. É isso que, segundo Paulo, nos possibilitará oferecer a todos uma resposta, como também admoestou Pedro: “Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm.”

Não seja insosso

Caio Plínio Segundo, o naturalista romano que viveu no primeiro século, escreveu em uma de suas enciclopédias: “Nada é mais útil que o sal e o sol.” Jesus disse: “O sal é bom. Mas se o sal se tornar insípido, como retemperá-lo?” E advertiu: “Tenham sal em vocês mesmos.”

Cabe a cada um conservar em si as qualidades do sal, para que possamos temperar o mundo à nossa volta com Seu sabor. O objetivo é manter um relacionamento vivo, profundo e significativo com Jesus, manifestar um exemplo cristão, ser um praticante de Seus ensinamentos e trabalhar em união com os outros. É isso que significa ser o sal da terra, a luz do mundo e uma cidade edificada sobre o monte, pois atrai os outros para Deus, dando-lhes a oportunidade de conhecê-lO, amá-lo e ajudar os demais a fazerem o mesmo.

A busca por praticar e defender os verdadeiros valores cristãos nos permite cumprir a incumbência que Ele nos deu de sermos o tempero da vida neste mundo, de acrescentarmos sabor e sentido à vida dos outros, a preservar as boas qualidades e dividir com os demais a nossa fé.

O sal é uma necessidade da vida e um mineral usado desde os tempos antigos em muitas culturas como tempero, conservante, desinfetante, em ofertas cerimoniais e até como unidade de troca. A Bíblia faz muitas referências ao sal. Em vários contextos, é usado metaforicamente para expressar permanência, lealdade, durabilidade, fidelidade, utilidade, valor e purificação.
— John L. McKenzie (1910–1991), teólogo católico americano.

Nos tempos bíblicos, o sal era uma commodity preciosa. Dava sabor aos alimentos, era um importante conservante, deixava as pessoas com sede de algo mais. Jesus queria que Seus discípulos dessem sabor ao mundo usando para isso Seus ensinamentos, que preservassem a verdade que Ele proclamou e deixassem todos com sede de mais. … Se nós, Seus discípulos, fizermos isso, também seremos “a luz do mundo”, ou seja, espalharemos por todo lugar a luz que vem do alto, para lutar contra a escuridão criada pelo mal e pelo pecado, que tantas vezes gera ignorância, preconceitos e egoísmo. Quanto mais olharmos para o rosto de Jesus, mais luz veremos e mais seremos transfigurados por ela. As obras dos discípulos os tornam uma boa influência para o mundo.

Como o sal tem a propriedade de temperar os alimentos quando usado em poucas quantidades e de forma dispersa, os cristãos também devem dar sabor ao mundo dispersando-se nas várias nações da Terra. Ao viver segundo os ensinamentos divinos, os cristãos também preservam a Terra, diminuindo a velocidade da degradação moral nas sociedades em que se encontram.


Colossenses 4:5-6 (NVI-PT) Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

1 Pedro 3:15 (NVI-PT) Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

Marcos 9:50 (NVI-PT) “O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros.

Pensem nisso e tenham um ótimo dia





Marcos Ledesma

0 comentários: